fbpx
+55 11 971-390-761

Como fazer o melhor uso do seu Tempo?

Como fazer o melhor uso do seu Tempo?

Na minha visão, o tempo é o nosso recurso mais escasso e importante. Sabe aqueles 20 minutos que você passou ontem navegando sem rumo pela internet? Então, eles nunca mais voltarão, independente do que você faça.

Não te parece que alguns de nós conseguem realizar mais do que outros nas 24 horas que tem?

Se todos usássemos as “nossas horas” com a mesma consciência, poderíamos todos realizar a mesma quantidade de tarefas. Não é mesmo?

Eu acredito que isto se deve a uma série de razões, algumas comportamentais outras mais relacionadas à administração do tempo.

Aqueles que conseguem fazer melhor uso do seu tempo, tem a capacidade de elencar as coisas que são realmente relevantes e dedicar-se a elas prioritariamente, apenas após ter resolvido / encaminhado as coisas relevantes, é que estes indivíduos passam para as tarefas menos relevantes.

Caso você não tenha este talento nato para reconhecer a relevância das coisas, a matriz Importância x Urgência pode te ajudar. Esta matriz tem 6 quadrantes como segue. Cada quadrante é definido por certo nível de importância e urgência.

As pessoas de alta performance se organizam para, pouco a pouco, passarem a maior parte do tempo nos quadrantes 5 e 6 (área verde da matriz).

“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante”                        Dwight Eisenhower, 34o Presidente dos EUA

Outro ponto muito relevante para poder fazer um bom uso do seu tempo é planejar-se. Quando se consegue com alguma antecedência, saber o que se deve fazer, pode-se melhor avaliar em qual dos 6 quadrante cada tarefa de encaixa e priorizar de forma consciente cada tarefa / atividade.

No final de cada sexta-feira, eu programo a semana seguinte (do sábado até a próxima sexta-feira). Eu defino qual tarefa importante eu terei que fazer sem falta a cada dia da semana seguinte e também uma tarefa importante que será terminada no decorrer da semana.

Desta forma eu sei, independente das demandas que “aparecem do nada”, o que devo realizar a cada momento. A seguir apresento um exemplo do template que utilizo.

Outro aspecto que me parece relevante é usar cada parte do dia da melhor forma. Assim, podemos mais facilmente atingir os objetivos que temos. Observe os momentos de execução e criação, assim poderá fazer mais no mesmo intervalo de tempo.

Espero que estas reflexões permitam que você faça melhor uso do seu tempo.

Octávio Alves Jr.

#octavioalvesjr #eunãosonegonada #modelomental #crescimento #crescimentocontinuo#liderança #mentoria #pergunteaooctavio

Conteúdo protegido!
Iniciar a conversa