fbpx
+55 11 971-390-761

Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning = O que são estas tecnologias? O que elas fazem?

Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning = O que são estas tecnologias? O que elas fazem?

Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning

Inteligência Artificial

Este é um termo guarda-chuva para uma parte da ciência da computação cujo foco é criar máquinas capazes de pensar e aprender. Com base na sua experiência, a inteligência artificial pode tomar melhores decisões no futuro. Esta habilidade de aprender e aplicar o conhecimento “imita” a forma como nós humanos entendemos o mundo a nossa volta.

Algumas tarefas humanas que a IA pode executar:

Solução de problemas complexos

Interpretação visual (exemplo: reconhecimento facial)

Reconhecimento de fala

Estas tarefas são executadas por uma série de algoritmos de computador que usam a matemática e a lógica para realizá-las.

Então a inteligência artificial nada mais é do que um “super” programa de computador. Este programa pode operar em uma série de plataformas, computador, smartphone, servidores ou um carro autônomo.

A possibilidade de adicionar camadas adicionais aos algoritmos já existentes é um diferencial e permite um avanço fabuloso em curto espaço de tempo.

Big Data

Com a redução de custo dos sensores e armazenamento na nuvem, mais e mais dispositivos conectados estão disponíveis, estes medem e armazenam dados o tempo todo.

Praticamente tudo o que fazemos “online” fica registrado. Um like numa foto, uma postagem, uso de cartão de crédito, uma busca no google, nosso histórico de navegação na internet, entro muitos outros.

Big data é um termo para descrever este enorme banco de dados que todos contribuímos para criar. Big data permite que a inteligência artificial (IA) aprenda mais rápido, esta abundância de dados permite que a IA tenha os exemplos necessários para que os algoritmos encontrem, as diferenças e aumentem os seus padrões de reconhecimento e discernimento.

Com poucos exemplos, a IA não pode com precisão as coisas, mas com um banco de dados “ilimitado” com milhões de exemplos, os algoritmos aprendem rapidamente. O big data permite que a IA aprenda por exemplos e não por comandos.

Estima-se que em 2020 haverá para cada habitante do planeta cerca de 5.200 gigabytes de dados.

Machine Learning

Machine learning é uma parte do campo da inteligência artificial, é um método de análise de dados que aprende com a experiência, permitindo que os computadores encontrem insights em massas de dados sem terem sido programados para tal. A machine Learninganalisa os dados e aprende com eles a tomar decisões e fazer predições. A aprendizagem sem a influência / programação de humanos se passa com métodos estatísticos usados na base de dados.  

Tags: , , ,

Conteúdo protegido!
Iniciar a conversa