fbpx
+55 11 971-390-761

Ser ou Ter, eis a questão.

Ser ou Ter, eis a questão.

Quando eu morar naquela casa, aí serei feliz com minha família

Muitos de nós tem dentro de si crenças de que quando tenhamos isto ou aquilo, aí sim poderemos ser diferentes do que somos. A seguir dou alguns exemplos.

Quando eu ganhar mais, aí sim serei mais generoso.

Quando eu tiver aquele emprego, aí sim darei o meu melhor.

Quando eu tiver tempo, aí sim escreverei um livro.

Quando me sobre algum dinheiro, aí sim irei empreender

Este tipo de padrão de pensamento, nos faz crer que não podemos dar o nosso melhor ou ser mais generosos(as) ou escrever um livro porque nos falta algo “externo”, algum recurso ou alguma motivação. Nos faz acreditar que antes precisamos ter algo para então podermos ser alguma coisa.

A sociedade do consumo na qual vivemos, sob o cabresto do capitalismo, nos traz o tempo todo o discurso dominante do ter. A ideia de felicidade está sempre intimamente associada a dinheiro, beleza e poder. Ter propriedades, posses, status, mercadorias, dinheiro e poder. Ter o carro do ano, a roupa de grife, o celular mais moderno. O trabalho bem remunerado é mais valorizado que o trabalho que traz satisfação, afinal, trabalho deve proporcionar ao indivíduo meios para ter e não para tornar-se o que se quer ser.

Eu nutri dentro de mim este tipo de pensamento por muitos anos, meu desejo era ter, ter e ter. Até que me dei conta que isto não faz nenhum sentido. A realidade é que ser é muito mais relevante e traz uma satisfação muito mais profunda do que ter.

O verbo ter significa o desejo de possuir, de se destacar socialmente, de mostrar o quanto “bem-sucedidos” somos e alcançar o respeito de todos. Significa aumentar nosso poder de compra, nossa capacidade de consumir e de estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.

Estudos mostram que o nosso foco em ter coisas, nos faz infelizes, danifica nossas relações, aumenta os sentimentos de isolamento e insegurança, diminui a resiliência e prejudica nossa saúde mental.

Quando nos referimos ao ser, nos referimos a nossa essência mais profunda. Eu me refiro a tudo o que somos, independente do que temos. Nosso caráter, nossos princípios, nossos valores, nossos sentimentos e nossa visão de nós mesmos e da nossa vida.

Ter é muito mais fácil do que ser. Podemos comprar “qualquer coisa” que queremos ter, mas jamais poderemos comprar quem desejamos nos tornar. Para ser, é preciso uma transformação. Quem esquece a si mesmo para ter a qualquer custo, perde sua própria alma e sua identidade, ainda que more numa casa linda, ande em um carrão e tenha tudo do bom e do melhor.Se você quer algo, deve imediatamente começar a buscar.

Seja feliz agora, independentemente de onde você more.

Seja generoso agora, mesmo sem ganhar tanto dinheiro.

Dê o seu melhor agora, antes de ter “aquele emprego”.

Comece a escrever o seu livro agora, faça tempo.

Comece a empreender agora, busque os meios

Pare de criar desculpas na sua mente para não perseguir os seus sonhos. A minha crença é que primeiro devemos ser para depois ter. Você precisa fazer do seu sonho uma parte da sua identidade.

Se deseja ter um blog, seja um blogueiro.

Se deseja publicar um livro, seja um escritor.

Se deseja ter um podcast, seja um podcaster.

Se deseja empreender, seja um empreendedor.

Se deseja ser um líder, seja um líder

Seja primeiro para depois fazer. Fazer não é simples, exige dedicação, comprometimento e foco. O caminho pode se desafiador, você precisará perseverar, ser persistente e determinado(a). Apenas assim você construirá algo na sua vida.

Ter é a consequência de ser e fazer. Não espere ter algo para então ser alguma coisa.

Em qual pessoa você deve converter-se hoje para buscar os seus sonhos?

Quais compromissos você deve assumir para alcançá-los?

Comece agora!!!

Espero que tenham gostado do conteúdo do artigo.

Eu escrevo semanalmente no LinkedIn sobre negócios, autoconhecimento e Liderança.

Eu sou coautor do livro Liderando Juntos.

Síga-me nas minhas redes sociais: LinkedInInstagramYoutube

Octavio Alves Jr é executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios em diversos segmentos de mercado B2B por quase toda a América do Sul. É professor nos cursos de pós-graduação da FGV, palestrante e master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Ele é alumni do IBGC e da Kellogg School of Management (Chicago), tem cursos executivos no MIT Sloan School of Management (Boston), Insper e Singularity University (Vale do Silício). Além de ter realizado diversos trabalhos de expansão de consciência, xamanismo e mindfullness no Instituto Tadashi KadomotoInstituto Cambará e O&O Academy.

É idealizador do LideraCast, um podcast sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal com mais de 13.600 episódios escutados em 17 países.

Contatos: www.octavioalvesjr.com.br / [email protected]

WhatsApp: (011) 994-349-335

#octavioalvesjr #lideracast #nadamudasevocenaomudar

Tags: , , , , ,

Conteúdo protegido!
Iniciar a conversa